De acordo com o GloboNews, uma decisão judicial do Rio de Janeiro determinou que o WhatsApp seja bloqueado em todo Brasil a partir de hoje (19). Mais uma vez, o bloqueio seria uma represália contra o Facebook por se negar a fornecer informações sobre uma investigação policial. A decisão foi da juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. O horário do início do bloqueio do WhatsApp ainda não foi confirmado.

Segundo Barbosa, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense. As empresas de telefonia já foram notificadas. A multa diária caso a decisão judicial seja desrespeitada é de R$ 50 mil.

Esta é a terceira vez que o WhatsApp é bloqueado no Brasil e com os mesmo motivos das decisões anteriores, após a recusa do WhatsApp em acatar fornecer informações para investigações. Segundo o aplicativo, a criptografia do impede que a empresa cumpra esse tipo de solicitação das autoridades. O Facebook, empresa dona do aplicativo, já enfrentou problemas com a justiça anteriormente, tendo um de seus executivos preso aqui no Brasil.

Traremos informações em breve.

Agências/UOL/GloboNews