Após quase três décadas na empresa, Jony Ive, diretor de design da Apple, deixará a companhia neste ano.

Ive deixará a empresa para montar a LoveFrom, uma “empresa independente de design” que terá a Apple como uma de suas principais clientes – e continuará trabalhando em “uma série de projetos” com a Maçã.

A Apple continuará se beneficiando dos talentos de Jony trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos e através do trabalho contínuo da brilhante e apaixonada equipe de design que ele construiu“, escreveu Tim Cook, CEO da Apple, em um comunicado. “Depois de tantos anos trabalhando juntos, estou feliz que nosso relacionamento continua a evoluir e estou ansioso para trabalhar com Jony no futuro“.

Um dos mais reconhecidos nomes do design industrial da atualidade, o britânico trabalhou em projetos do iPhoneiPadiPodApple WatchMac e mais.

Depois de quase 30 anos e inúmeros projetos, estou muito orgulhoso do trabalho duradouro que fizemos para criar uma equipe de design, processos e uma cultura na Apple sem comparação”, disse Ive. “Hoje ela é mais forte, mais vibrante e mais talentosa do que em qualquer outro momento da história da Apple. A equipe certamente irá prosperar sob a excelente liderança de Evans, Alan e Jeff, que estão entre os meus colaboradores mais próximos. Tenho a maior confiança em meus colegas de design da Apple, que continuam sendo meus amigos mais íntimos, e estou ansioso para trabalhar com eles por muitos anos”.

Com a saída de Ive, Evans Hankey, vice-presidente de design industrial, eAlan Dye, vice-presidente de interface, responderão diretamente a Jeff Williams, que passará a trabalhar mais próximo da equipe de design.

Agências