20150323165608_660_420

É impossível contar quantos celulares e smartphones a Samsung já lançou desde que começou a investir em telefonia. O fato de que a empresa lança tantos aparelhos obscurece alguns dos lançamentos mais interessantes de sua história, como é o caso do Guru E1107. O que ele tinha de especial? Foi o primeiro celular a incorporar um carregador solar, ao que tudo indica.

O modelo, lançado em 2009, continha painéis solares em sua traseira. Quando exposto à luz do sol, ele gerava eletricidade e recarregava a bateria do celular.

Ele não era muito eficiente, no entanto. Para gerar energia suficiente para uma chamada de 5 a 10 minutos, era necessário deixá-lo no sol absorvendo luz por pelo menos uma hora.

Mesmo assim, a proposta era interessante, já que ele não era voltado para mercados desenvolvidos, e sim para países onde a falta de energia elétrica era algo comum. Com o Guru E1107 era possível se comunicar com seus conhecidos mesmo quando a eletricidade não chegava até sua tomada.

Naquele mesmo ano, também foi apresentado o Samsung Blue Earth, outro aparelho com painel solar traseiro que convertia uma hora de luz em energia suficiente para 10 minutos de conversação. Diferente do Guru, ele já tinha conectividade Wi-Fi e 3G e poderia acessar serviços web, incluindo YouTube e redes sociais. Ele usava materiais reciclados e saía da loja em uma caixa de papelão reciclado que também servia como um estande.

 

AGÊNCIAS/PHONE ARENA

FOTO: REPRODUÇÃO

Comentários do Facebook