budd-e
O Volkswagen BUDD-e, é um carro conceito totalmente elétrico com autonomia de até 533 km (ciclo europeu) Foto: Reprodução/Divulgação

A exigência cada vez maior de carros que respeitam o meio ambiente faz com que as fábricas projetem modelos adequados a essa nova realidade.

Por Agências/Elvis Mascarenhas

Conforme tendência apresentada pelas marcas neste Salão do Automóvel 2016 quanto a motores com baixa ou nenhuma emissão de poluentes, já é possível afirmar que o tráfego de automóveis elétricos nas ruas das cidades brasileiras deverá aumentar bastante nos próximos anos.

A Volkswagen, por exemplo, mostra no Salão o BUDD-e, um carro conceito totalmente elétrico com autonomia de até 533 km (ciclo europeu), cujas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos. A fábrica divulgou que o BUDD-e é projetado com base no novo Kit Modular Elétrico (MEB), que descarta todo o lastro representado pelos combustíveis fósseis de hoje. O motor elétrico dianteiro gera 100 kW (equivalente a 136 cv), enquanto o traseiro desenvolve 125 kW (equivalente a 170 cv), resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite ao carro-conceito atingir sem dificuldade velocidade máxima de 180 km/h.

Outro modelo conceitual da VW, igualmente concebido na proposta MEB, é o I.D. Concept, cuja estimativa é a de ser comercializado na Europa daqui a quatro anos. De acordo com a fabricante, o motor do I.D. desenvolve o equivalente a 170 cavalos de potência (125 kW), enquanto as baterias terão autonomia para percorrer entre 400 e 600 km com uma única carga.

A Citroën apresenta o E-MEHARI, um compacto todo colorido, de quatro lugares e capota removível, 100% elétrico, equipado com baterias LMP® (Lítio Metal Polímero), que permitem andar a uma velocidade máxima de 110 km/h e se beneficiar de uma autonomia de 200 km em ciclo urbano.

Resultado de imagem para E-MEHARI salao do automóvel sp
Citroën E-MEHARI, é um compacto todo colorido, de quatro lugares e capota removível, 100% elétrico, equipado com baterias LMP® (Lítio Metal Polímero). Foto: Reprodução/Divulgação
Resultado de imagem para E-MEHARI salao do automóvel sp
Citroën E-MEHARI Foto: Reprodução/Reprodução

Também atenta às preocupações ecológicas, a Hyundai mostra para o público brasileiro o IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica.

Resultado de imagem para Hyundai IONIQ salão do automóvel
Foto: Reprodução/Divulgação

A opção totalmente elétrica vem com bateria de íons de lítio de 28 kWh, garantindo uma autonomia estimada de mais de 250 km. O motor de 88 kW (120 cv) tem transmissão de seis marchas que permite acelerar o carro a até 165 km/h. Nesta versão, é possível que o motorista carregue 80% da bateria do veículo ao conectá-lo a uma tomada em apenas 24 minutos, utilizando um carregador rápido de 100 kW.

Agências

Comentários do Facebook