Por Jonnathan Fernandes

PS4Pro/PlayStation4Pro

Muito tem se falado e discutido nos últimos dias entre a comunidade de gamers, especialmente entre os consumidores da Sony, se realmente vale a pena vender o Playstation 4 padrão e comprar um Playstation 4 Pro. Claro, há a questão potência e performance em jogo, mas quem tem interesse em adquirir tal produto deve levar em consideração alguns pontos que trarei mais abaixo. Os benefícios de uma eventual troca de aparelhos são pequenos, especialmente sabendo que o novo modelo de PS4 não tem 4K nativo para todos os seus jogos. Lembro ainda que pelo preço que tal aparelho está disponível, seja melhor se preparar par uma nova geração…

Em um país que vive uma certeza econômica e que tem produtos, especialmente consoles e games, caríssimos, não sei ao certo se vale mesmo pagar em média R$2.000 a R$ 2.800 (isso pelo mercado paralelo, já que a Sony não o lançará no país oficialmente) num aparelho que pouco, acredito, ainda tenha a oferecer até o final dessa geração… Isso, claro, se levarmos em consideração de que o jogador só continue a comprar jogos ‘padrão’ e não queira (ou não possa) comprar o Playstation VR, que representa mais um gasto pesado (veja, eu falo a nível Brasil) para brincar com o aparelho. E é sabido que o casamento perfeito entre os VR e Pro existe. A própria Sony alegou isso, e me parece que tal tecnologia nem deveria ser lançada para esse atual geração (posso discutir isso numa coluna futura).

Enquanto no aparelho convencional os jogos do VR são razoáveis, no Pro a performance fica melhor
Enquanto no aparelho convencional os jogos do VR são razoáveis, no Pro a performance fica melhor

Se você, caro leitor e consumidor de produtos Sony, dispõe de uma TV 4K com suporte HDR, talvez valha a pena, sim, comprar tal produto para ter uma experiência visual melhor. Se você pode comprar e tem interesse em ter um Playstation VR, a experiência fica melhor ainda, mesmo que você tenha que desembolsar uma quantia grande para isso. Se você não tem um televisor Ultra HD, sinceramente, é melhor permanecer com o aparelho convencional mesmo, principalmente levando em consideração de uma possível compra do Pro e de uma TV com tal potência.

Na resolução de 1080p, senhores, há quem diga que o Pro se sai melhor, mas, infelizmente, não é o que temos visto em algumas análises ao redor do mundo. Em alguns jogos o PS4 Pro tem quedas de frame que o convencional não tem. Vejam, isso é na resolução HD. Claro, isso é um empecilho que deve ser corrigido logo. Mas ainda, sim, não vale, a meu ver, tal troca se você quer somente ter o aparelho por ele ser mais moderno e caso não possua uma TV 4K. Alguns vídeos da DIGITAL FOUNDRY mostram comparações de performance no PS4 e PS4 Pro. Em jogos online, como no caso de Battlefield 1, o novo modelo se saiu melhor. Em outros a diferença se mostrou pequena. Separei alguns para vocês verem que há vantagens e desvantagens visuais e de performance em diferentes casos. Veja abaixo em inglês.

Há outro fator que me parece melhor e, claro, me senti bem ao ver o Pro trabalhando: o silêncio. O novo modelo, claro, por ter mais capacidade de processamento, trabalha melhor em jogos que exijam mais e tem um silêncio precioso. Em jogos mais pesados que rodam no PS4 tradicional, o primeiro modelo ‘sofre’ e precisa rodar mais a ventoinha para se resfriar, causando um barulho chato em muitos momentos. A meu ver, é importante, claro, mas ainda não vale tal gasto.

Se você realmente quer ter uma experiência 4K nativa em muitos jogos, vejam, me parece mais interessante comprar um PC gamer ou esperar o Scorpio, da Microsoft, no ano que vem. Se você faz questão de ter um aparelho Sony, especialmente pelos exclusivos, então compre o PS4 Pro mesmo, ainda que não oferece o Ultra HD nativo em alguns jogos. Muita coisa ainda vai rolar, especialmente no ano que vem, mas, repito, se você não tem um PS4 e quer comprar somente para jogar sem se preocupar com resolução, fique com o convencional mesmo, pois é mais barato e você poderá guardar um dinheiro para comprar os jogos (que estão caríssimos, diga-se). Se você tem interesse de jogar numa resolução maior e pode comprar ou já tenha uma TV 4K com tecnologia HDR, caro gamer, vá de Pro.

Se você já tem o PS4, com todo o respeito, não vale tal troca, pelo menos se levarmos em consideração os jogos que temos até agora… Falarei mais numa outra coluna a respeito do que esperava dessa geração atual e o que vejo depois de ter comprado um console e ter gasto uma certa quantia nele. Valeu, pessoal!

 


Comentar via Facebbok

comentários