O Emergency Warning Broadcast System (EWBS) é um dos destaques do Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) durante a edição 2017 da SET EXPO, um dos maiores eventos sobre conteúdo e tecnologia de mídia da América Latina, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, em São Paulo. O recurso forma um sistema de alertas de emergência usado em casos de desastres naturais por meio da TV digital, que torna possível a emissão de avisos, sonoros ou visuais, a televisores e outros dispositivos de recepção em residências localizadas nas áreas de riscos iminentes de desastres naturais.

“Será um grande avanço se pudermos antever acontecimentos dessa magnitude e possibilitar a tomada de medidas de proteção”, afirma o presidente do conselho do Fórum SBTVD, José Marcelo Amaral.

Em 2011, o EWBS foi amplamente usado durante o terremoto que atingiu o leste do Japão e considerado fundamental para que muitas vidas pudessem ser salvas. Aqui no Brasil, tragédias como o deslizamento de terra na região serrana do Rio de Janeiro em 2010, poderiam ter suas consequências minimizadas e muitas mortes poderiam ter sido evitadas, uma vez que o EWBS permite a recepção de alertas de aumento de chuvas ou ocorrências de abalos sísmicos.

Outro tema bordado será a questão da regulamentação do uso dos canais virtuais. “As discussões em torno dos procedimentos para atribuição dos canais virtuais são fundamentais para não confundir o usuário”, enfatiza Amaral.

Ao longo dos três dias, o Fórum SBTVD focará principalmente na apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre o sistema de radiofusão de alerta de emergência.

Agências/Divulgação 


Comentar via Facebbok

comentários