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Há quem diga que o Wii U foi um bom consoles e há aqueles que acreditam que o console foi um fracasso. Um dos pontos negativos do console foi porque a Nintendo não conseguiu convencer o público do que realmente era o console. Há fãs que acreditam que o console não era inovador o suficiente ou era uma versão um pouco melhorada do Wii, sucesso de vendas na 7ª geração. A Nintendo não conseguiu trazer um grande público casual suficiente com o seu último console e também não agradou os jogadores mais hardcore e fãs da empresa.

A Big N diz que aprendeu com os erros. O chefão da Nintendo da América Reggie Fils-Aimé, em uma entrevista ao [a]list, falou a respeito dessa polêmica e posição da companhia com relação ao Wii U. Ainda disse que a empresa vai prestar mais cuidado com relação ao posicionamento e identidade do novo console, o até então chamado Nintendo NX.

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“Toda a vez que nós lançamos uma nova plataforma, sempre que nós lançamos um novo jogo crítico, nós sempre aprendemos. Nós sempre fazemos nossa separação do que funcionou, o que não funcionou, e nós certamente fizemos isso com o Wii U”, disse Reggie. “Os games que nós lançamos no Wii U são bastante atraentes”, continuou, citando títulos como Splatoon, Smash Bros., Bayonetta 2, Zelda e Mario como alguns dos títulos mais adorados pelo público.

“Uma das coisas que nós temos que fazer melhor do que quando lançamos o NX – nós temos que fazer um trabalho melhor comunicando o posicionamento do produto. Nós temos que fazer um melhor trabalho ajudando as pessoas a entenderem sua singularidade e o que aquilo significa para a experiência de jogo.”

O executivo ainda fala a importância de manter novos títulos de peso chegando constantemente: “nós temos que fazer um melhor trabalho do ponto de vista do planejamento de software para ter esse ritmo constante de novos jogos grandes que estão motivando mais e mais pessoas a pegar o hardware e mais e mais pessoas a pegar o software.”

“Essas são lições críticas. E enquanto eu as verbalizo, elas são realmente lições tradicionais dentro da indústria. Você tem que ter certeza de que as pessoas entendam o conceito, você tem que ter certeza de que você tem uma ótima biblioteca de jogos, e quando você faz isso, você tende a se dar bem”, completou Reggie.

Agências/[A]LIST/JOHN GAUDIOSI/TecMundoGames


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