Dave Burke, vice-presidente do Google para Android, fala das novidades do Android O (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

Durante o evento o Google I/O nessa quarta-feira (17), o Google apresentou alguns detalhes do novo sistema operacional para aparelhos móveis, o Android O. A empresa ainda revelou o lançamento do programa de beta do novo Android. Os usuários selecionados poderão experimentar o sistema, que chegará ao mercado ainda no terceiro trimestre. Por enquanto, somente apenas usuários dos Nexus 5X e 6P e Nexus Player e do Pixel, Pixel XL e Pixel C terão acesso à versão antes do lançamento.

Novidades, segundo Google

O Google também destacou algumas das novidades que estão chegando no Android O. Eles estão divididos em duas categorias que a empresa chama de Fluid Experiences e Vitals; veja!

Fluid Experiences

  • Picture-in-picture: vários aplicativos serão compatíveis com a função do Android O; vídeo, chamadas em vídeo, Google Maps. Permite reproduzir apps sobre apps, bastando tocar no botão de Iniciar.
  • Notification Dots: aplicativos na tela inicial exibem um pontinho que informa se há novas notificações, similar ao iOS. Um toque longo no app vai trazer mais informações sobre a notificação, sem precisar puxar a área de notificações do sistema.
  • Seleção de texto: selecionar texto no celular é uma chateação, então o Android usará inteligência artificial para melhorar o processo. O sistema reconhece nomes, endereços e seleciona tudo de uma vez, sem precisar ficar deslizando o dedo. Então, se você fizer menção de copiar um endereço, o Android vai entender e copiar tudo e sugerir a transferência do texto para o Google Maps.

Vitals

  • Google Play Protect: uma forma de o Google informar que nenhum app instalado no celular é perigoso para a segurança do usuário. O serviço já fazia a verificação antes, mas agora há uma nova forma de informar o processo.
  • Melhorias em desempenho: o Google informa que melhorias no sistema possibilitam que o celular ligue mais rápido e estabeleça limites para o consumo de recursos do celular em segundo plano para evitar lentidão e consumo de bateria.

Android GO

A empresa ainda apresentou uma versão alternativa do Android que será otimizada para smartphones com menos potentes. O Android Go versões do sistema operacional que são configuradas para rodar em dispositivos com menores ou com 1 GB de RAM. O Android O terá a configuração Go, tendo pequenas diferenças de funcionamento e de interface voltadas para quem têm aparelhos mais fracos em performance, trazendo uma maior fluidez alterando a estrutura de aplicativos como o Chrome, Gboard, YouTube para funcionarem de forma fluida sem ocupar muitos recursos dos portáteis.

Agências/OlharDigital/G1


Comentar via Facebbok

comentários