Muita gente tinha a expectativa de ter o Orkut, rede social que fez muito sucesso em meados dos anos 2000, de volta, e, ao que parece, a nostalgia está no ar com uma réplica que surgiu nessa quarta-feira (12). A rede social, que foi desativada há três anos, ganhou uma cópia quase que perfeita, incluindo layout e tudo o que fazia os fãs passarem horas à frente de um computador. O Orkut original, segundo o Google, permanece desativado e não tem qualquer ligação com o orkut.li (endereço da cópia da famosa e popular rede social).

Antes de querer se aventurar no “novo Orkut”, é importante saber que: não é possível saber onde o servidor do novo site está hospedado, mas este serviço é feito pela plataforma de cache CloudFlare; e, ao acessar o site, em alguns navegadores, como o Chrome ou o Safari, é possível que um alerta de segurança apareça na tela indicando que o site pode ser uma tentativa de phishing (prática de roubo de informações pessoais através de formulários que imitem os de um site sério).

Para fazer parte da nova rede social, claro, basta fazer um cadastro simples. Na página inicial, para quem quiser se aventurar na réplica do Orkut, aparece a seguinte mensagem: “O orkut.li não tem vinculo com o Google. Crie uma nova conta para acessar. Fique tranquilo, nosso site não contém vírus e não vai roubar seus dados. Nosso objetivo é ajudar a conhecer novas pessoas e construir novas amizades”.

O portal conta com protocolo HTTPS, que garante a segurança na troca de informações entre cliente e servidor. É muito cedo para falar se o portal é confiável e se realmente garante a segurança de seus usuários.

O orkut.li tem todas as funções da rede social, que deverá matar a saudade de muita gente, como descrições detalhadas de perfis, comunidades, e, claro, os depoimentos e recados que divertiam muita gente. O tempo dirá mesmo se a rede é confiável ou não. Agora, será que ficará muito tempo no ar? Quais serão as atitudes que o Google tomará? Comente o que acha!

Agências/OlharDigital 


Comentar via Facebbok

comentários